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Ezequiel

GUIA PARA INICIANTES RAGBR

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Boas vindas aos novos jogadores do servidor RagBR! Nesse tópico, abordarei alguns tutoriais baseado em experiência com jogadores novatos e suas dificuldades. Então, quero começar primeiro fazendo uma introdução ao nosso servidor e me apresentando. 

O responsável por este tópico tem como principal personagem um arcebispo(a) chamado Ezequiel. Também possuo vários outros personagens mas não jogo com eles na mesma intensidade.

OBSERVAÇÕES

Esse servidor possui canais de comunicação como o fórum, Discord e grupo de WhatsApp. Estamos presentes com mais frequência no Discord, já que disputamos Guerra do Emperium e portanto, costumamos usá-lo para discutir estratégias de clã. Porém, caso você não tenha a devida atenção que merece, não se sinta abandonado! No grupo do WhatsApp é extremamente movimentado, e no próximo título estarão os canais de contato onde você poderá encontrar jogadores, itens de alto nível para comprar, entre outros. São pessoas muito interativas, embora o grupo regularmente fique bem agitado, são todos educados e ninguém irá desmerecer sua presença. 

Spoiler

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO RAGBR

Possuímos diferentes canais de comunicação. Caso você prefira um canal um pouco mais discreto e não tão pessoal, você poderá entrar no nosso grupo do Discord, logo abaixo.

DISCORD: https://discord.gg/gwFut9Z

Resultado de imagem para discord image

Entretanto, as chances de obter uma resposta no nosso grupo de WhatsApp são bem mais altas, e existem vários benefícios em participar do grupo. Também é o nosso canal de debates sobre atualizações do servidor e conteúdos novos. São mais vantagens de estar no grupo do WhatsApp:

  • Estará em tempo real com o servidor;
  • Poderá acompanhar o comércio que se intensificou há algum tempo, temos jogadores que vendem praticamente de tudo;
  • Comunidade amigável;
  • Haverá sempre alguém disponível;
  • [ADM] Saga disponível;

WHATSAPP: Whatsapp.ragbr.com.br

 bBsgjSb.png

 

COMEÇANDO EM RAGBR!

Primeiro, tenha uma classe em mente. Abaixo, está todas as classes disponíveis para construção no servidor e também seu caminho até cada classe 3rd ou expandida. Também vou facilitar aqui o nome das classes em inglês e português. Se por acaso for pesquisar classes, há uma confusão, pois o nome das mesmas em sua forma transcendental (T) muda.

Spoiler

 

1st - Espadachim (Swordman)

2nd: Cavaleiro (Knight) ou Templário (Crusader)

T-2nd: Lorde (Lord Knight) ou Paladino (Paladin)

3rd: De Lorde para Cavaleiro Rúnico (Rune Knight) e de Paladino para Guardião Real (Royal Guard)

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1st - Magos (Mage)

2nd: Bruxo (Wizard) ou Sábio (Sage)

T-2nd: Arquimago (High Wizard) ou Professor (Scholar)

3rd: Arcano (Warlock) ou Feiticeiro (Sorcerer)

_______________________________________________________________________________________________________

1st - Arqueiros (Archer)

2nd: Caçador (Hunter) ou Bardo (Bard), caso o personagem seja feminino, Bardo será Odalisca (Dancer)

T-2nd: Atirador de Elite (Sniper) ou Menestrel (Minstrel ou Clown), caso o personagem seja feminino, Menestrel será Cigana (Gypsy)

3rd: Sentinela (Ranger) ou Trovador (Maestro), caso o personagem seja feminino, Trovador será Musa (Wanderer)

Mas não se engane: Musa e Trovador são duas classes diferentes, com algumas habilidades diferentes e construções totalmente diferentes.

(Trovador, Musa, Kagerou e Oboro são as únicas classes com essa característica).

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1st - Mercadores (Merchant)

2nd: Ferreiro (Blacksmith) ou Alquimista (Alchemist)

T-2nd: Mestre-ferreiro (Whitesmith e Mastersmith) ou Criador (Creator ou Biochemist)

3rd: Mecânico (Mechanic) ou Bioquímico (Geneticist)

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1st - Gatunos (Thief)

2nd: Mercenário (Assassin) e Arruaceiro (Rogue)

T-2nd: Algoz (Assassin Cross) e Desordeiro (Stalker)

3rd: Sicário (Guillotine Cross) e Renegado (Shadow Chaser)

_______________________________________________________________________________________________________

1st: Noviços (Acolyte)

2nd: Sacerdote (Priest) e Monge (Monk)

T-2nd: Sumo-sacerdote (High Priest) e Mestre (Champion)

3rd: Arcebispo (Arch Bishop) e Shura (Sura)

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CLASSES EXPANDIDAS!

1st: TaeKwon (TaeKwon Kid)

2nd: Mestre TaeKwon (Star Gladiator ou Taekwon Master) e Espiritualista (Soul Linker) 

3rd: Star Emperor e Soul Reaper [JÁ DISPONÍVEIS]

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1st: Ninja e Justiceiro (Gunslinger)

2nd: Kagerou e Oboro (caso o personagem seja feminino), Insurgente (Rebellion)

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Com a sua classe em mente, é hora de começar, para isso, abaixo existem alguns comandos para facilitar sua jornada. Quase todos os comandos são para usuários VIP, mas basta votar no servidor em http://ragbr.com.br/main/vote/ e você poderá fazer a aquisição de um ticket VIP normal 1 dia no NPC de Pontos de Voto em Havoch (@go 0). 

A cidade de Havoch é dividida em chamados Spots. Todos os spots são acessíveis ao inserir "@" seguido de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9. Por favor, não use @go. Este comando não faz parte dos spots e é voltado para o transporte entre cidades! (Ex.: @go 3 -> Payon)

Spoiler

 

  1. Encontrará serviços de refinamento, remoção de cartas, encantamentos RWC, Malangdo, Hats, Fallen Angel Wings (FAW) e outros.
  2. Encontrará testadores de dano Humanóides (Demihuman) (jogadores são considerados humanóides). Há um testador para cada elemento existente. 
  3. Essa é uma parte de Havoch dedicada para as quests. Aqui você irá encontrar conjuntos de equipamentos (sets), lojas das instâncias, lojas de Batalha Campal, loja dos itens de cerco e loja Divinos. Onde não puder comprar com Zeny, certamente você achará aqui.
  4. Este é um spot inativo. Há algum tempo, era um spot para PvP.
  5. Área de spawn padrão de Havoch.
  6. Spot dedicado para as Instâncias! Você terá ao seu dispor, 27 instâncias e pode repetir quase todas por apenas 50.000.000 Zenys. Apenas 6 das 27 instâncias não podem ser repetidas, entre elas, a Torre sem Fim e Ninho de Nydhogg, cujos delays são de 1 semana e 3 dias, respectivamente.
  7. No spot 7 você encontrará o Mercado Negro. Esse é o nosso mercado de NPCs para compra de suprimentos, munições, combustíveis e armas simples de nível 1. Você encontrará de tudo para todas as classes, seja livros para magos ou balas para os canhões do M.E.C.H.A. e também poderá adquirir qualquer item de captura de pets. Sobre pets, TODOS os mascotes se alimentam do item Ração para Pets, embora em @7 seja possível encontrar seus alimentos originais.
  8. Aqui estão nossas Dungeons! Uma dungeon é um calabouço altamente desafiador com criaturas perigosas e recompensas gratificantes. Você poderá fazer as missões da Ilusão do Luar e da Ilusão do Abismo aqui. Também encontrará o 5º andar do Laboratório de Somatologia [Bio Lab 5]!
  • (lhz_dun05 - Acesso disponível apenas pelo portal da Dungeon no spot).

       9. Anteriormente, aqui era um dos portais dos calabouços movidos para o spot 8.

 

OBSERVAÇÃO: Lembre-se que se você sair de uma instância como a Torre sem Fim e qualquer outra porque sua munição acabou, você não poderá retornar. Certifique-se de estar equipado e preparado para levar bastante tempo e enfrentar criaturas poderosas. 

MAIS COMANDOS DISPONÍVEIS

Spoiler

 

@warp [código do mapa] - Permite que você mude rapidamente de um mapa para outro. Há uma minoria de mapas onde não é permitido.

Ex.: @warp lhz_dun03

@mobinfo [Nome exato ou ID] - Mostra no chat uma descrição detalhada de uma determinada criatura.

Ex.: @mobinfo Eddga ou @mobinfo 1115

@iteminfo [Nome exato ou ID] - Mostra uma descrição simples de um item.

Ex.: @iteminfo Thorn Staff of Darkness ou @iteminfo 1636

@whodrops [Nome exato ou ID] - Mostra a chance de queda do item, quem o larga e itens relacionados. 

Ex.: @whodrops Tooth of Jitterbug ou @whodrops 6719

@whereis [Nome exato ou ID] - Mostra onde se encontra determinada criatura.

Ex.: @whereis Seyren Windsor ou @whereis 1634 

@autoloot - Você irá coletar TODOS os itens que caírem de um monstro que você abater. Não especificar um número valerá como @autoloot 100.

@autoloot 1-100 - Coletará itens cuja chance de queda especificada seja igual ou menor. @autoloot 5 irá coletar itens cuja chance de queda seja de 5% a 1%.

@alootid + [ID do item] - O alootid permite que você colete exclusivamente um único item do seu interesse ao abater monstros.

Ex.: alootid + 984

@aloottype + [número] - O aloottype permite que você colete itens por grupo. Aloottype + 0 para itens de cura. Aloottype + 2 para itens utilizáveis, aloottype + 4 para coletar apenas armaduras, aloottype + 5 para coletar apenas armas, 6 para coletar apenas cartas, e 10 para coletar apenas munições.

Ex.: Aloottype + 6

@Salvar1, @ Salvar2 - Cada um é uma gravação do seu conjunto de equipamentos atual. Você pode ter duas memorizações de dois conjuntos inteiros de equipamentos.

@carregar1, @carregar2 - Carrega o conjunto 1 ou 2 de equipamentos presentes no seu inventário.

  • Por exemplo, @salvar1 para salvar seu conjunto para causar dano. @salvar2 para salvar um conjunto de equipamentos mais defensivo. Use @carregar1 e @carregar2 para alternar rapidamente entre os conjuntos do inventário. NÃO FUNCIONA COM STORAGE! E a função leva em consideração o equipamento em si, e não seu nome. Isso faz com que itens iguais não sejam alternados da maneira que você espera. Por exemplo: Alternar entre um Manto de Cerco com Carta Tao Gunka (High Risk) e outro com Marc (Unfrozen). Se o sistema levasse em conta o nome High Risk Manto de Cerco e Unfrozen Manto de Cerco, não aconteceria isso, mas leva em consideração que são apenas dois mantos de cerco, e portanto, não serão trocados.

@buff - Concede, em qualquer lugar, todos os efeitos positivos concedidos por qualquer curandeira com base no nível do seu VIP. Não é necessário ser VIP para usar.

 

PEGANDO NÍVEL DE BASE E CLASSE!

Spoiler

 

Uma das dúvidas que os novatos possuem que sempre me perguntam, é por onde começar a fazer o mais básico de tudo: pegar níveis.

  1. Suas primeiras vítimas serão os Porings, Lunatics e Fabres, encontrados em @warp prt_fild01.
  2.  Retorne a Havoch (@go 0).
  3. Fale com a Mestra de classes duas vezes e escolha @allskills e Habilidades de Platina todas as vezes que retornar para aprimorar a classe.
  4. Em seguida, escolha uma classe.
  5. Repita o Passo 3.
  6. Pegue habilidades ofensivas da sua árvore 1st para enfrentar monstros mais fortes.
  7. Vá para @warp pay_dun00, quando já não estiver adquirindo níveis instantaneamente, vá para @warp pay_dun01.
  8. Retorne a Havoch quando o nível de classe e base for 50+.
  9. Certas classes podem saltar diretamente de pay_dun00 para @warp ve_fild07 e lá pegar nível 99/99. Este será seu próximo e último mapa antes de renascer.  Não se preocupe caso você pegue nível 103/103, é normal e não irá prejudicar sua experiência.
  10. Volte a Havoch.
  11. Renasça, equipe novamente a faquinha no seu inventário e repita os passos de 1 a 10.
  12. Quando pegar sua classe 3rd, repita o passo 3.
  13. Selecione as habilidades mais convenientes e mais fortes, preferencialmente as que dê muito dano em área. Há classes um pouco mais difíceis de pegar nível justamente pela ausência de muito dano em área.
  14. Volte a ve_fild07, depois vá para @warp ve_fild03.
  15. Quando Magmarings não estiverem mais dando EXP, seu próximo mapa é @warp tha_t10 para farmar. No entanto, como demora bastante, a ideia é você alternar entre este mapa e MVPs como Amon Ra, Eddga, Faraó, Osiris e Drácula. Lembre-se de upar os atributos da classe! Segue warps:

 

  • Amon Ra: @warp moc_pryd06 96 78 (MVP Fixo/2h)
  • Eddga: @warp pay_fild10 @warp gld_dun01_2
  • Drácula: @warp gef_dun01
  • Faraó: @warp in_sphinx5
  • Osiris: @warp moc_pryd04

 

Com exceção de Eddga, todos os MVPs citados tomam dano adicional da propriedade Sagrado. Se o seu personagem possui munições alternáveis (como flechas, balas ou balas de canhão), use sagrado para estes e Água para Eddga, que é Fogo.

  • NOTAS: A Torre sem Fim não possui restrição de nível 255. É possível subir para pegar o nível máximo. NÃO SE ESQUEÇA: leve poção verde! Não vai querer ficar eternamente silenciado por Maya, Mistress e morrer de graça.
  • Se por acaso você estiver com uma classe muito complicada de pegar nível no começo, você pode adquirir lanças de fogo e gelo, bem como outras habilidades básicas em pergaminhos da Sala VIP.
  • SILÊNCIO é um grande inimigo de iniciantes. É possível adquirir algumas poções verdes na Loja de Utilidades em @go 0 por apenas 40 Zenys.

 

A MELHOR CLASSE: VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS 3RD

Spoiler

 

Aqui falarei onde cada classe melhor se encaixa, vantagens e desvantagens, de começar com certas classes, uma vez que existem classes voltadas apenas para o PvP, cujas habilidades só aplicam efeitos ou bônus em jogadores.

A melhor classe e mais recomendada para começar é o Bioquímico. Também há Arqueiros e Cavaleiros Rúnicos, mas explicarei desvantagens. Ele será seu personagem útil durante toda sua vida. Mas por que não começar com outros?

Cavaleiro Rúnico: Essa classe tem um bom dano em área e aguenta bastante dano. Possui duas construções: Sopro e Impacto. Sua construção mais confortável de começo será o Sopro, de Fogo e Água.

  • Sopro e Impacto possuem delay elevado, exigindo a carta Kiel-D-01, pelo menos duas delas, e isso prejudica seu desempenho em Guerras do Emperium, PvPs e instâncias.
  • Seu ápice de poder na arma como iniciante será uma Pike com Archer Skeleton Card [4]
  • A exigência do Cavaleiro Rúnico é a Carta Tao Gunka, indispensável pela classe ser tanque e também a habilidade de Sopro escalar com VIT e HP.

Guardião Real: Uma classe resistente voltada para eventos entre jogadores e Guerra do Emperium. Pode dar muito dano, aguentar muito dano e ser híbrido. É uma classe cujas habilidades defensivas costumam ter a propriedade Sagrado.

  • Classe PVP, muita defesa, dano em área interessante com Lança do Destino e Luz da Criação.
  • Possui várias construções, as mais famosas são: Exceder, Toque e Tanque.
  • Necessita de cartas e equipamentos como +10 Pike, armaduras de instâncias ou equipamentos de cerco, acessórios e Botas Temporais.
  • Seu ápice de poder é com itens divinos, como Megingjard e Brisingamen.
  • É uma classe completamente dependente de outras do jogador, diferente do Cavaleiro Rúnico que encontra impossibilidades em algumas coisas e lentidão em praticamente tudo.

Arcano: Também é uma das classes voltadas para o combate entre jogadores devido seus controles de grupo em área e efeitos Debuff de Remoção com Abalo Sísmico, Petrificamento, Congelamento, Exílio e Pântanos.

  • Pega nível rapidamente.
  • Usando Tetra Vortex, é possível pegar nível em muitos MVPs comuns através da oposição elemental (Ex.: Tetra de Água no Eddga, Tetra de Fogo no Amon-Ra).
  • A versatilidade elemental, que envolve os 4 elementos da natureza e o místico Fantasma, fazem com que a classe não tenha problemas em pegar níveis.
  • Certos elementos exigem muito da capacidade do jogador. É uma classe que exige muitos refinos e muitos encantamentos, além de cartas como Time Holder, itens como Botas Temporais de INT e também a Carta Bispo Decadente. Também exige um conhecimento mais avançado do que significa trabalhar com um elemento, quais cartas aumentam o dano, o que usar e o que switar (trocar de equipamentos durante uma situação).

Feiticeiro: Uma classe com muito dano em área. Ao contrário dos Arcanos, possui alguns efeitos mais duradouros e na minha opinião, debuffs mais úteis, que aliás, pode counterar todos do Arcano, como é o caso do Desencantar Proteger Terreno.

  • Construção bem semelhante aos Arcanos, praticamente idêntica.
  • Arcanos podem usar apenas um elemento e ter 100% de aproveitamento, com exceção de Vento Fantasma, devido à Carta Gioia. Feiticeiros podem ter um elemento primário e trabalhar com todos os elementos, apesar de ser muito difícil e exaustivo.
  • Quase todas as habilidades gastam gemas, e seu gasto com consumíveis se torna muito alto.
  • Possui muitas habilidades de efeito em área, isso significa que tanto aliados quanto inimigos podem pegar esses efeitos.
  • Exige maestria, itens e encantamentos.

Sentinela: Essa é a segunda melhor classe pra começar. Os arqueiros podem abater MVPs rapidamente com Chuva de Flechas e podem ter à sua disposição, dano de todos os elementos, além dos buffs da classe como Ilimitar.

  • É uma classe frágil.
  • Tempo de recarga da Chuva de Flechas é alto mas geralmente não é problema.
  • Exige refino e Besta Grande, obtida fazendo missões de Bio Lab 3 4.

Trovadores: Uma classe mais suporte, com buffs interessantes como Poema de Bragi. Possui três construções: Ruído, Temporal e Tanque.

  • Dependendo a construção, depende de cartas como Awaken Ferre Musa Trentini.
  • Seus itens dependem da instância Nightmarish Jitterbug, um pouco exaustiva para jogadores novatos por ter alguns truques.
  • Muito dependente de refino.
  • Exige maestria no uso das músicas a serem tocadas, pois afetam todos que estiverem no alcance.

Musa: Ver Trovadores.

Mecânico: São parecidos com Bioquímicos e inclusive podem se counterar.

  • Causam muito dano em área.
  • Possuem uma barreira em área contra ataques a distância, útil contra Sentinelas, Insurgentes e Bioquímicos.
  • Exigem muitos Zenys pois gastam muitos recursos.
  • Toda a sua construção provém da instância Charleston Crisis.
  • Exige cartas Kiel-D-01.
  • Classe voltada para Guerra do Emperium e Batalhas Campais.
  • Exige muita maestria.
  • Quase todas as habilidades, especialmente o seu ataque principal (Canhão), exigem Magic Gear Fuel. Entenda isso como gasolina.

Sicário: Classe voltada para o PVP.

  • Sua propriedade de ataque é Veneno, assim como a propriedade dos Arcebispos é Sagrado. Mas sicários podem encantar suas armas com outros elementos.
  • Exigem maestria com venenos a serem utilizados.
  • Não pode tirar proveito de venenos especiais em monstros. 
  • Não é possível causar dano e aguentar muitos MVPs ao mesmo tempo enquanto bate corpo-a-corpo.
  • Provavelmente, é uma das piores classes para se começar.

Renegado: É certamente a pior classe para se começar.

  • As máscaras do Renegado funcionam apenas em PVP.
  • É uma classe voltada para defesa, bem como atrapalhar oponentes.
  • Redemoinhos, Sede de Sangue, outras habilidades excelentes para o combate entre jogadores não funcionam em monstros.
  • Construções complexas.

Arcebispo: Uma classe interessante que inflinge danos absurdamente altos de propriedade unicamente Sagrado. E também é uma classe bastante frágil.

  • Certamente é a classe mais fácil de se ter itens. Basta equipamentos de INT com equipamentos do Julgamento e você estará com quase todos os MVPs extremamente acessíveis.
  • Gasta muitas gemas azuis, também gasta bastante SP.
  • Exige muito swit de equipamentos.
  • O desempenho em eventos de jogadores costuma ser médio-baixo, por causa da Carta Angeling.
  • Seu único controle de grupo é um silêncio: Silentium e Lex Divina - inúteis graças á Poção Verde muito acessível.
  • Exige cartas de resistência a efeitos negativos. Imunidade a: Silêncio, Atordoamento, Sono e Petrificar. Quase todos os efeitos negativos restantes podem ser removidos com a habilidade Offertorium. Também requer Carta Maya Purple, pois a classe passa muito mal para quem não consegue ver.

Shura: Um off-tank violento muito popular nesse servidor. Com um Shura você pode se apresentar como recurso para fazer o evento Invasão a Jotunheim (Um Shura de corpo fechado costuma ser necessário para aguentar os danos devastadores do MVP).

  • É uma classe mais interessante para o PVP, mas pode ser usada em MVPs graças aos seus danos de combo explosivos. Pegar níveis não é tão difícil com a habilidade Punho Supremo de Asura.
  • Permanecer na classe após pegar nível máximo pode ser cansativo.
  • Shuras causam dano Neutro, em boa parte do tempo. Monstros de propriedade Fantasma irão frustrar a vida de qualquer jogador dessa classe.
  • Exige a maça Quadrille [2], que é obtida do MVP Time Holder com 5% de chance.

BIOQUÍMICOS!

E os bioquímicos? Deixei por último para falar as imensas vantagens de criar um Bioquímico em primeiro lugar de tudo, e porque é a classe mais confortável para iniciantes.

  • Um bioquímico possui três construções: bombardeiro, botânico e canhão de prótons. A melhor é a de canhão de prótons, mas bomba ácida é útil na hora de quebrar armaduras e armas. Botânicos são Bioquímicos voltados para o uso de plantas, armadilhas, Muralha de Espinhos e entre outros, com a intenção de atrapalhar oponentes durante eventos PVP.
  • Canhão de Prótons, no que se refere a dano e desconsiderando cartas, é melhor do que o Canhão dos mecânicos por um motivo simples: essa habilidade naturalmente, possui o efeito da Carta Samurai Encarnado, uma vez que ela ignora a DEF dos monstros, permitindo causar toneladas de dano. Mas mesmo assim, mecânicos também podem equipar uma Samurai no seu precioso Pile Bunker e causar o efeito, mas bem mais complicado.
  • O delay do Canhão de Prótons é razoavelmente curto e não possui tempo de recarga, apenas delay, que pode ser reduzido usando a Carta Kiel-D-01.
  • Possui 4 propriedades de ataque que o torna extremamente confortável em qualquer mapa e instância: Neutro, Sagrado, Sombrio e Fantasma.
  • Limpa instâncias e hordas de monstros por ser em área. Explora fonte de recursos como Fruto de Yggdrasil e também itens de quest rapidamente.
  • Possui uma habilidade chamada Cart Boost, para quem tem preguiça de andar devagar.
  • Para ficar bem em boa parte do mundo aberto, fora do PVP, basta os três hats donate equipados e uma Temporal de DEX, que você consegue fazendo a instância Old Glast Heim uma única vez.
  • Desvantagem: precisa de Fallen Angel Wings no futuro, exclusiva do cash. Seus encantamentos exigem participação na BG e emblemas de Bravura, mas no começo não é necessária.
  • Desvantagem 2: Geralmente, é uma classe frágil que precisa escolher atrapalhar oponentes ou matá-los sem conversa (PVP). Quanto aos MVPs, continua sendo uma classe frágil e as vezes, insegura. É bom levar itens de cura ou até mesmo Tokens de Siegfried para as caçadas.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE PROPRIEDADES, ELEMENTOS E RAÇAS!

Spoiler

 

Nessa parte, explicarei como funciona propriedades e raças e as diferenças para que você não fique perdido com determinadas cartas e equipamentos.

Existem 10 elementos em Ragnarök: Neutro (Neutral), Água (Water), Vento (Wind), Terra (Earth), Fogo (Fire), Sagrado (Holy), Sombrio (Shadow), Maldito (Undead), Veneno (Poison) e Fantasma (Ghost).

Existem 10 raças em Ragnarök: Amorfo, Anjo, Bruto, Demônio, Dragão, Humanóide, Inseto, Morto-Vivo, Peixe e Planta.

Uma RAÇA com exceção de jogadores, pode ter apenas uma propriedade, de defesa e de ataque. Existem monstros da raça Bruto que são de propriedade Veneno por exemplo, como é o caso de Sera, um dos Homunculus S do Bioquímico. Sua propriedade de defesa é Veneno e também o dano que causa é da propriedade Veneno. Danos elementais podem ser tanto ATK como MATK. Caso já tenha jogado League of Legends, entenda ATK como AD, e MATK como AP.

Jogadores podem ter dois tipos de propriedade: uma de defesa e uma de ataque. Um jogador pode equipar uma Dokkebi para encantar sua armadura com Vento, e desferir ataques de elementos diferentes.

Todos os monstros possuem um determinado nível de propriedade elemental. 

Todo elemento possui um contra-elemento que causa um bônus de dano adicional conforme o nível da propriedade.

Os níveis de propriedade para monstros vão de 1 a 4. Monstros místicos de propriedade Sombrio e Sagrado possuem algumas peculiaridades:

  • Monstros de propriedade Sagrado 4 não tomam dano de nenhum elemento da natureza (Água, Terra, Fogo, Vento), mas tomam dano neutro e o seu elemento contrário é Sombrio. O preço para ter esses benefícios é que quanto maior o nível da propriedade, mais dano tomará do elemento contrário, nesse caso, Sombrio causará 200% de dano a monstros de propriedade Sagrado.
  • Sombrio, Sagrado, Maldito (undead) e Veneno são as únicas propriedades que não tomam dano nenhum de si mesmas. Atacar qualquer monstro de uma dessas propriedades com a propriedade dele resultará em MISS (dano zero).
  • Sagrado 1 reduz em 25% o dano das 4 propriedades elementais básicas. O nível 2 de Sagrado 50%, o nível 3, 75% e o nível 4, 100%. Sombrio começa a reduzir em 25% a cada nível somente a partir do nível 2.

Outras observações gerais sobre propriedades:

  • Jogadores podem ter APENAS o nível 1 de qualquer propriedade e seus benefícios;
  • Cada nível adicional de determinada propriedade, aumenta o dano do elemento contrário em 25%. (Nível 1 125%, Nível 2 150%, Nível 3 175%, Nível 4 200%)

Sobre a propriedade UNDEAD, em todas as suas formas:

  • Undead pode significar duas coisas, a RAÇA undead que ficou conhecida como Morto-vivo, e também a PROPRIEDADE undead, que significa Maldito na tradução brazuca. Jogadores podem ser Maldito e terem uma propriedade de ataque diferente, no entanto, monstros Morto-vivo necessariamente são de propriedade Maldito e sofre as penalidades de nível elemental.
  • É a única propriedade inacessível a jogadores como forma de ataque, mas é acessível como propriedade elemental defensiva com a Carta Druída Malígno, que torna o usuário Maldito 1. 
  • A alteração vale apenas para o nome. Todos os atributos que a propriedade e a raça possuem estão inalterados.
  • Undead, em todas as suas formas, é imune a Veneno.

OPOSIÇÃO ELEMENTAL (Ataque -> Propriedade)

Spoiler

Normalmente, os elementos causam 100% de dano uns nos outros sem levar em consideração o fator do elemento contrário. O elemento contrário fornece um bônus contra alguém de determinada propriedade. Abaixo está listada as relações entre elementos com base apenas no dano extra, lembrando que o dano de 100% do contra-elemento, aumenta em 25% para cada nível da propriedade do oponente de 1 a 4.

Neutro -> Causa apenas 100% de dano em todos os elementos exceto fantasma.

Fogo -> Dano extra em Terra, Maldito (Undead ou Morto-Vivo)

Terra -> Dano extra em Vento

Vento -> Dano extra em Água

Água -> Dano extra em Fogo

Sagrado -> Dano extra em Sombrio, Maldito

Sombrio -> Dano extra em Sagrado

Veneno -> Dano extra em Terra, Vento, Fogo

Fantasma -> Apenas 100% de dano em todos os elementos exceto Neutro, e causa dano extra em Fantasma. Propriedade Fantasma CAUSA MAIS DANO em si mesma.

Maldito -> [Jogadores não atacam com esta propriedade].

 

USO DO CHAT E OUTRAS FUNÇÕES!

Em penúltimo lugar, quero ensinar com falar no global, party ou guilda. Jogadores novatos tem muita dificuldade de se comunicarem com outros jogadores pois alguns estão acostumados com o famoso Megafone que grita para o servidor inteiro escutar.

Spoiler

 

                                                  Gk9KDNs.png

Esse é seu chat. Há duas caixas de texto. Na caixa menor, você digita o nome de um jogador para mandar uma mensagem privada. Você também pode colocar #global para falar com o servidor inteiro.

No lado direito da caixa de texto maior, há duas pequenas esferas azuis. A esfera esquerda abre uma janela de configurações para suas próximas mensagens:

  • Send to All envia suas mensagens para serem visualizadas por todos os que estiverem no seu campo de visão.
  • Send do Party envia suas mensagens para o canal privado da party, e somente os membros da party poderão ver.
  • Send to Guild envia suas mensagens para o canal privado da sua guilda e somente membros da guilda poderão ver.
  • Send to Clan está inoperável. Era utilizado como protótipo para uma espécie de guilda especial, mas não deu certo.

A esfera direita ou F10, muda o tamanho do chat.

Lado direito superior há um teclado, uma esfera azul, >>, +, -, e o símbolo de um cadeado.

  • Teclado abre e fecha as caixas de texto.
  • Esfera azul permite selecionar o que será anunciado e visto por você no chat, como dano causado por você ou por quem, EXP adquirido, dano recebido, etc.
  • >> separa suas janelas do chat.
  • cria uma nova janela de chat. Clicar no nome duas vezes permite alterar o nome da janela.
  • exclui janelas de chat.
  • Cadeado impede você de arrastar o chat.

 

  •  

HORÁRIOS DOS EVENTOS E EVENTOS DISPONÍVEIS!

  • Guerra do Tesouro 06:30 - 23:30 (A cada 1 hora) [Todos os dias]
  • Guerra do Emperium 22:00 - 23:00 [Segunda, Quarta, Sexta, Sábado]
  • Bossnia (Cheffênia) 09:00 - 10:00 | 01:00 - 02:00 [Todos os dias] | 21:00 - 22:00 [Terça, Quinta, Domingo]
  • Conte os Porings! Logo após Guerra do Tesouro e a cada 45 minutos
  • Evento GM! [Evento surpresa - Aleatório]
  • Corrida Poring! A cada 45 minutos
  • Invasão Zumbi (Somente Justiceiros) 10:00 | 17:00 | 01:30 [Todos os dias]
  • Invasão a Jotunheim (Heimdall) 11:00, 14:00, 18:00 e 00:30 [Não há tempo-limite para o término do evento]
  • Devil Square 19:00 [Segunda, Quarta, Sexta, Sábado]

DESCRIÇÃO DOS EVENTOS

Spoiler

 

Guerra do Tesouro [WoT ou GdT]: Lute nesse PvP individual para matar o maior número possível de inimigos, subir no ranking, ganhar pontos e comprar itens na Loja Ranking! Party habilitada, PvP sem penalidades, aproveite todo seu potencial.

Guerra do Emperium: O evento GvG mais famoso e querido de Ragnarök Online também está aqui! Diversos clãs disputam durante a semana pelo controle de castelos, Cash Aluguel e Moedas WoE. Brotherhood, Freelancer e Cruciatus são alguns dos clãs bastante ativos.

Bossnia: Será que você aguenta ficar uma hora em um lugar com 4 andares e MVPs como Belzebu, Ifrit, Randgris, Pesar Noturno e o Japa te esperando logo na porta assim que você entra? Descubra por 1 milhão de Zeny caso você tenha VIP Integral ou 1 convite Bossnia por alguns pontos de voto. Não se preocupe, você pode entrar e sair quantas vezes quiser do evento até o término dele ou enquanto seus convites ou zenys durarem.

Conte os Porings: Esse evento é extremamente tranquilo e seu prêmio são 25 milhões de Zeny e 1 moeda evento. Para isso, é preciso contar rapidamente todos os Porings em meio a vários Jejelings e informar a quantidade rapidamente ao NPC antes de todos os outros jogadores. 

Corrida Poring: uma corrida entre Poring, PoPoring, Angeling, Deviling, Metaling e Poring Noel. Aposte no que você quiser e torça para que ele ganhe! O evento é gratuito, você não perde nada e não paga nada para apostar.

Invasão Zumbi: Escolha uma arma e esteja pronto para sobreviver nas hordas de zumbis que se aproximam! Evento disponível apenas para Gunslingers, Rebellion não entra.

Invasão a Jotunheim: esse é o evento mais difícil de todos e também é uma dos mais complexos conteúdos, junto com a instância de Deus Morroc. É um evento impossível de solar, sendo necessário um time para auxiliar nesse evento. É o único evento onde há um MVP especial a ser derrotado, esse MVP é aleatório entre: Ymir, Hrungnir, Thiazi, Surtr ou Thrym. Não há cartas a serem dropadas nesse evento, no entanto ao vencer, todos os jogadores ganharão um item aleatório para fazer equipamentos Divinos.

Devil Square: Vença todas as rodadas de monstros e MVPs que aparecerem  com sua equipe e conquiste o prêmio no final!

 

 

Edited by Ezequiel
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@Ezequiel :gatinho: Nossa, legal, ficou bem informativo, vai ajudar bastante quem está começando^^

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